Seminário: Sucessão Empresarial em Portugal (a sucessão na liderança da empresa familiar)

16 de outubro 2014

9:00-12:30-14:30-17:00
Santa Maria da Feira - Auditório do ISVOUGA

A continuidade empresarial, tema deste debate, refere-se ao período de transição geracional de ‘sucessão’ nos negócios familiares. As empresas familiares ocupam um papel extremamente importante na economia: das 350 mil sociedades a operar em Portugal, 99,5% são PME e 80% são empresas familiares. Nas 1000 maiores, estima-se que as empresas familiares assegurem 35% dos trabalhadores, 29% das vendas e 25% dos lucros.

No contexto destas empresas, a sucessão afigura-se como uma etapa importante, delicada e inevitável. Em Portugal, 50% das empresas familiares não passam para a segunda geração e somente 20% alcança a terceira geração.

O processo de sucessão é, assim, um momento fulcral na vida da empresa, que oferece uma oportunidade fundamental para trazer um novo fôlego à empresa, capacitando os sucessores para uma cultura empreendedora, favorável ao espírito empresarial e à inovação que possibilite a sobrevivência e o upgrade económico da empresa.

Com este seminário pretende-se realçar a importância da Sucessão da Propriedade e a continuidade nas Empresas Familiares, enfatizando o círculo da propriedade como ponto importante deste tema, apresentando também alguns exemplos de setores e casos concretos onde a Sucessão Empresarial é uma realidade.

09:00   Receção dos Participantes (Check-In)

09:30   Abertura
             Emídio Sousa - Presidente da Camara Municipal de Santa Maria da Feira
             Artur Dias - Presidente da Associação Empresarial de Santa Maria da Feira

09:50  A estratégia das empresas familiares - Risco de insolvência na Sucessão Empresarial
            Paulo Madeira dos Santos - ISVOUGA

10:30  Café (Networking)

10:50  Mesa redonda, moderada por João Luís Sousa - Vida Económica
            Vasco Heitor - J. J. Heito, Lda.
            Miguel Rodrigues - Reguila
            Catarina Lino - Araújo & Lino

12:30  Almoço livre

14:30  A Sucessão Empresarial na Empresa Familiar